Carpideiras oficiais
A casamentos e baptizados só vão os convidados. Imagino que a sabedoria popular dê para extrapolar para enterros e actos fúnebres, pelo que a pergunta que se impõe é se Saramago convidaria Cavaco a estar presente a qualquer um destes eventos.
Não sou daqueles que acha que o Presidente da República faz bem em não comparecer, mas também não sou dos outros que faz disso um incontornável drama nacional. Nas suas funções, um PR, é obrigado a velar muitos corpos por quem não nutriu simpatia. Outros até inimizade. São ossos do ofício. Mas se mandou o Chefe da Casa Civil parece-me suficiente. Talvez até Saramago tenha gostado mais assim.
Afinal, o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, também enviou substituto e ninguém critica, soluçado pela ira - com vários errres -, a decisão.