Terça-feira, 1 de Março de 2011
por João Maria Condeixa, em 1/3/11

 

 

A mulher foi feita para o corte e costura - não, femininistas deste mundo, não falo de lides domésticas, por isso escusam de me vir acusar de machismo -. Falo da língua viperina que gostam de desenrolar sobre os outros, sobretudo em grandes eventos, como foram anteontem os óscares. É uma questão de consultar facebooks, twitters e blogs - este aqui e este e este talvez sirvam de amostra - para percebermos que as mulheres do mundo estavam com os olhos postos na passadeira vermelha de "óliude" e uma vontade do tamanho da Oprah para dizer mal!

 

Nesse aspecto é curioso que uma mulher cujo marido nunca a leva além da taprobana marquise na reboleira, por preferir ficar estirado no sofá a coçar a micose em frente a um jogo do "Glorioso", ainda sinta autoridade estética para desfazer as construções de alta costura da Dior ou Lagerfeld que vão desfilando recheados de corpos com "pernas até ao rabo" ou "mamas em ranhura para o cartão multibanco".

 

Todas se atrevem a cortar sem olharem para si ou para as roupas da zara, seaside ou do chinês que têm em casa. Mas ainda bem! Aquilo dás-lhe alma e algumas fazem-no com muita graça. Chego ainda a pensar que a qualidade da viperinagem é proporcional aos teores em progesterona - o que explica alguma da qualidade que também reconheço nalguns gays que gostam de comentar estas coisas -, ou seja, quanto mais viperina, mais balzaquiana fica a mulher. Eu próprio, ao fazer este post, acho que ganhei alguns tiques. Mas já me passa...

 

A viperinagem é pois, uma característica feminina e que serve muito bem como creme anti-rugas a algumas. E outra coisa é também certa: já vi croquetes melhor embrulhados que a Nicole Kidman na noite dos óscares. Por isso, continuem..


publicado por João Maria Condeixa às 09:25
link do post | Please be gentle

16 comentários:
De Some Like it Hot a 1 de Março de 2011 às 15:27
Pois sabe, comento a alta costura da Dior ou Lagerfeld tal como o menino comenta as decisões do Governo sem nunca ter sido Ministro.
É exactamente a mesma coisa, só que tem muito mais graça!

Qto ao marido e à marquise na Reboleira, pois não faço ideia do que fala... bem menos até do que de Diors e Lagerfelds!


De João Maria Condeixa a 2 de Março de 2011 às 22:12
Que tem muito mais graça isso é verdade ;) please, keep doing it, que como sabes vou seguindo de perto..


De Jomas a 1 de Março de 2011 às 18:12
Muito bom!


De João Maria Condeixa a 2 de Março de 2011 às 22:29
Há quem não tenha achado, Jomas. :) Mas obrigado pela compreensão


De marina santos a 1 de Março de 2011 às 21:29
Num só post, o autor do blog consegue uma performance digna de um oscar: demonstra à evidência, e de forma profundamente deselegante, o seu preconceito e profundo desprezo contra as mulheres, contra os habitantes da reboleira, contra os gays e, vá-se lá saber por que estranho complexo, contra as marquises. Sabe que o snobismo machista de muitos intelectuais de pacotilha começa a revelar-se, insidiosamente, por exercícios de humor como aquele que ensaiou, desastradamente? Tem dúvidas? O Freud explica.
Lastimo que tenha confundido o ser cáustico com este momento infeliz, que envergonha o teor geral do blogue.


De João Maria Condeixa a 2 de Março de 2011 às 22:20
E não é que ao desprezar tanta gente me esqueci das Marinas Santos deste mundo que não entendem o que é brincar com um cenário?

Mas, registo, em tom de agradecimento, o elogio que fez ao blogue na última frase. É uma enorme evolução desde o último comentário que cá deixou..


De marina santos a 3 de Março de 2011 às 14:00
Como esta Marina não se esconde sob a "normalidade" do género que é, efectivamente, o seu, não foi esquecida no seu preconceituoso e snob comentário, contrariamente ao que a sua pretensamente jocosa resposta quer fazer crer. Convinha-lhe que fosse essa a leitura, mas é curta, e tosca, a justificação para o erro inicial. Como todos sabem, o que está torto na matriz, tarde ou cedo transparece. Aconteceu-lhe, portanto o melhor a fazer seria ficar quieto e caladinho, a ver se esquece. Nunca ouviu falar dos casos em que é pior a emenda do que o soneto? E já agora, meu caro, não tome por elogio o que, verdadeiramente, não é. Dizer-lhe que a vergonha deste post se destaca, pela negativa, no teor geral do blogue é, tão somente, dizer-lhe que, do que é genericamente mau, isto consegue ser, ainda, bem pior.


De João Maria Condeixa a 3 de Março de 2011 às 19:04
Marina,

eu dava-lhe a minha morada para me enviar uma carta de amor, mas temo pela minha vida e pelo meu corpo - a intensidade sado-maso é algo que me assusta e devo dizer que o cabedal me cai mal - pelo que talvez seja preferível ficarmos por este mero platonismo cibernético e a distância de segurança adequada.

A Marina sobrestima-me tais são as pretensões de que me acusa. Sou bem mais banal e desinteressante que isso e aquilo que aqui escrevo não me leva tanta massa cinzenta, o que explicará em grande parte a falta de qualidade deste pardieiro que a Marina, insistentemente, vai lendo na esperança de ver um grãozinho que seja de melhoria. Agradeço-lhe a esperança que me deposita e acredite que de snob tenho pouco e que o preconceito me tem caído junto com o cabelo..

PS - peço desculpa, se alguma vez lhe dei uma tampa mais brusca ou se a deixei cair da cama sem vontade de a ir buscar. Isso explicaria em parte a sua atitude, mas acredite que a Marina continua a ser o meu tipo de mulher!


De marina santos a 3 de Março de 2011 às 21:02
O que é, realmente, mau acaba sempre por vir ao de cima, por muito polimento de que se presuma. Se dúvidas houvesse sobre a razão do meu inicial comentário, atente-se no verdadeiro baixo nível da sua resposta. Esta sua vergonhosa prosa, que não é caustica, mas apenas ordinária, fica para julgamento de quem lê.


De João Maria Condeixa a 4 de Março de 2011 às 15:38
tentarei continuar a agradar-lhe :) agora se não se importa vou passar a outro post. Mas volte sempre. É que eu, ao contrário da sua opinião sobre mim, acho-a cáustica q.b. e isso diverte-me


De Francisco Castelo Brancow a 2 de Março de 2011 às 10:42
a Nicole está sempre muito bem, independentemente dos croquetes.

Já a Sandra está a ficar mais feinha....


De João Maria Condeixa a 2 de Março de 2011 às 22:28
Francisco, eu gostava mais da Nicole na era pré-botox. Era fã absoluto da senhora. Hoje lamento o ar microparalesia facial que ganhou por acção química e o gosto que tem vindo a revelar para vestidos. Além de que tem concorrência mais nova :))


De BrancaINPura a 2 de Março de 2011 às 14:21
E graças ao autor deste post, aqui fica provado que a viperinagem é pois, uma característica masculina.


De João Maria Condeixa a 2 de Março de 2011 às 22:23
BrancaINPura, não é uma característica masculina. Eu é que devo ter sido vítima de um choque hormonal...


De BrancaINPura a 3 de Março de 2011 às 08:49
Tal foi o choque e há tanto tempo, que até já instituiu uma República ! :))


De João Maria Condeixa a 3 de Março de 2011 às 19:16
é bem capaz de ter razão :))


Comentar post

Real Constituição da República do Cáustico
Leia atentamente este folheto antes de tomar a constituição como sua.
Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico, farmacêutico ou constitucionalista de família.
Em caso de emergência:
jcondeixa@hotmail.com
Posts recentes

Pulling the plug and full...

OE2012: do corte na despe...

Curto rescaldo da Madeira

Na Madeira

O fetiche do voto do betã...

A 18 cêntimos a acção (3)

A 18 cêntimos a acção (2)

A 18 cêntimos a acção

Em entrevista comparada

Alguém me explica este li...

Últimos comentários
Hmmm é pena que o blog tenha acabado :(
quanto mais a deleora só isto era um poste da edp ...
Cambada de antropomorfistas d'electrõesJá agora eu...
Durante uns bons anos - 5 pelo menos - tb fui ague...
Eutanasiar um blogue...eu sei o que custa manter u...
entrapolítico privado num tem né?Mas se todo o hom...
Oi muito thanx! amei re-ler essa publicação é engr...
é que não apanham pó....a desvantagem é que desapa...
mais comentados
Diário da República
2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


Temas

todas as tags

subscrever feeds